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Uma pesquisa inédita realizada pela Coppe/UFRJ revela que a lentidão e a falta de eficiência no transporte público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm motivado um número crescente de moradores a optar pelas motocicletas como principal meio de deslocamento, seja em veículos próprios ou por meio de aplicativos de transporte.
O estudo mostra que a busca por agilidade nos deslocamentos tem pesado mais que a segurança no trânsito: cerca de 78% dos entrevistados afirmam que voltariam a utilizar o transporte coletivo se as viagens fossem mais rápidas. Apesar de 57% relatarem sentir-se vulneráveis ao pilotar motocicletas, inclusive com experiências de acidentes, a rapidez no trajeto tem sido determinante na escolha pelo modal de duas rodas.
Segundo o levantamento, a maioria dos deslocamentos realizados de moto tem duração de até 20 minutos, com usuários gastando em média até R$ 10 por trecho e utilizando o veículo mais de três vezes por semana. As regiões com maior demanda por esse tipo de deslocamento incluem a Baixada Fluminense, o Leste Fluminense e a Zona Norte do Rio, áreas tradicionalmente marcadas por um transporte público mais lento ou irregular.
Os pesquisadores também avaliaram o que poderia convencer os motociclistas a retornarem ao transporte coletivo. Muitos afirmam que retornariam caso o ônibus oferecesse redução no tempo de viagem, ou se o trajeto levasse o mesmo tempo que de moto e há ainda quem só migre de volta com uma diminuição ainda maior no tempo gasto. No total, 98% dos entrevistados dizem estar dispostos a usar outros meios de transporte, com destaque para o ônibus como alternativa mais citada.
Os especialistas envolvidos no estudo destacam que políticas de mobilidade urbana que priorizem o transporte coletivo são essenciais para reverter o cenário atual. Entre as propostas estão a expansão de corredores exclusivos para ônibus, maior integração entre modais, regularidade nos horários e melhorias na infraestrutura e segurança nos pontos de embarque.
A pesquisa, intitulada “Motivações e racionalidades pela escolha da motocicleta como meio de transporte individual na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, será apresentada no evento técnico Rio de Transportes, realizado no Museu do Amanhã, no dia 5 de dezembro de 2025.
Fonte: Diário do Rio
As motocicletas seguem avançando como principal meio de deslocamento para milhões de brasileiros, inclusive entre aqueles que reconhecem claramente o alto risco de acidentes. Essa contradição entre a consciência do perigo e a permanência no uso, é o foco do estudo “Motivações e racionalidades pela escolha da motocicleta como meio de transporte individual na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, apresentado pela professora Marina Baltar, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, durante o Rio de Transportes 2025.
Realizada com 2.616 motociclistas, a pesquisa analisa a percepção de risco e as condições urbanas que moldam a decisão de permanecer sobre duas rodas. Os resultados indicam que, para a maioria dos usuários, a motocicleta não representa uma escolha por preferência, mas uma necessidade imposta por falhas estruturais do transporte público e do planejamento urbano.
O estudo, desenvolvido no Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas (OPTGIS) do PET, insere-se em um contexto nacional de crescimento acelerado do uso de motocicletas. Entre 2023 e 2024, a frota nacional cresceu 18%, alcançando 28 milhões de motos, e um em cada quatro domicílios brasileiros já possui uma motocicleta. Em 2023, os motociclistas responderam por 38,6% das mortes no trânsito, enquanto, em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 233,3 milhões apenas com internações decorrentes de acidentes envolvendo esse modal. Esses números reforçam que a expansão da motocicleta está diretamente associada a desigualdades históricas, precarização do trabalho e lacunas persistentes nos sistemas de mobilidade urbana.
A principal conclusão do estudo é contundente: 99,92% dos motociclistas sabem que pilotar é perigoso, mas continuam utilizando a moto como principal meio de deslocamento. Segundo Marina Baltar, isso ocorre porque a motocicleta oferece rapidez e previsibilidade, fundamentais para quem precisa se deslocar por múltiplos pontos da cidade, enquanto o transporte coletivo é percebido como lento, caro, pouco confiável e mal integrado. Trajetos longos e condições urbanas deficientes acabam empurrando os usuários para soluções individuais, ainda que arriscadas.
Durante a apresentação, a frase que sintetizou o diagnóstico ganhou destaque: “A motocicleta é uma solução individual diante de uma falha coletiva.” Embora 98,29% dos
entrevistados tenham acesso ao transporte público, a maioria considera que ele não compete em tempo, conforto ou eficiência, transformando a moto em uma ferramenta de sobrevivência urbana, especialmente nas áreas periféricas.
O estudo também evidencia que o problema não é individual, mas estrutural. Especialistas e gestores presentes no evento reforçaram que os motociclistas não escolhem o risco, são levados a ele. Para o presidente do Detro-RJ, Rafael Salgado, “ninguém acorda querendo colocar a própria vida em risco; o tempo obriga as pessoas”. A pesquisa confirma essa visão ao mostrar que a motocicleta é, simultaneamente, o meio mais rápido, mais barato e mais previsível para quem enfrenta empregos precários e horários instáveis, resultando em uma vulnerabilidade coletiva que se reflete nas estatísticas de mortalidade e nos custos sociais.
Diante desse cenário, o estudo aponta que não haverá redução sustentável dos acidentes enquanto a motocicleta continuar sendo, na prática, a alternativa mais eficiente. Campanhas educativas e fiscalização isoladas são insuficientes. Entre as medidas estruturais defendidas estão a criação de corredores exclusivos de ônibus, a integração metropolitana entre sistemas municipais e intermunicipais, subsídios tarifários alinhados à qualidade do serviço, o planejamento urbano orientado ao transporte coletivo e uma infraestrutura viária que considere a segurança de todos os modais.
O coordenador da pesquisa e do OPTGIS, professor Glaydston Ribeiro, destaca que os dados oferecem subsídios objetivos para políticas públicas mais eficazes. Segundo ele, os resultados demonstram que é necessário transformar as condições urbanas que moldam o comportamento dos usuários, e não apenas tentar mudar atitudes individuais. O estudo revela um país em que os motociclistas conhecem os riscos, mas não dispõem de alternativas reais, fazendo da moto, ao mesmo tempo, solução e ameaça. Ao explicitar esse paradoxo e suas causas profundas, a pesquisa da Coppe se consolida como referência para gestores públicos, planejadores urbanos e para a sociedade na construção de uma mobilidade mais segura, acessível e eficiente.
Fonte: COPPE UFRJ

No dia 08 de dezembro de 2025, será realizado um evento híbrido aberto ao público, reunindo especialistas, profissionais e interessados para debates e apresentações sobre temas de relevância nacional. A atividade acontecerá das 9h às 12h, com participação tanto presencial quanto online, garantindo maior acessibilidade e alcance.
A programação presencial será sediada no Mini Auditório da Vibra Energia, localizado no Edifício Lubrax, na Rua Correia Vasques, 250, Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.211-144. O espaço foi escolhido por sua estrutura moderna e ambiente propício para atividades técnicas e institucionais.
Aberto à comunidade acadêmica, ao setor produtivo e ao público geral, o evento busca promover diálogos qualificados, disseminar conhecimento e fortalecer a integração entre diferentes áreas.
O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), por meio do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sociedade (PPGES), anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado, com início previsto para o ano de 2026.
As inscrições estarão abertas de 1º a 14 de dezembro de 2025 para candidatos brasileiros, que deverão realizar o procedimento exclusivamente pelo site, acesse AQUI
Para candidatos estrangeiros residentes no exterior (não portadores de CPF), as inscrições deverão ser feitas por meio do envio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do mesmo período.
O processo seletivo utilizará o Teste ANPAD como etapa inicial de seleção. O exame avalia competências como raciocínio lógico, interpretação de textos em português e inglês, e habilidades analíticas, sendo aplicado de forma independente da área de formação do candidato.
Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site oficial, acesse AQUi
Acesse o edital completo do processo seletivo AQUI!
Fonte: CEFET-RJ
A World Conference on Transport Research (WCTR) é um dos mais importantes eventos globais dedicados à pesquisa em transportes. Promovida pela World Conference on Transport Research Society (WCTRS), a conferência reúne, a cada três anos, pesquisadores, engenheiros e tomadores de decisão dos setores público e privado para debater os principais desafios e inovações no campo dos transportes em escala mundial.
A 17ª edição do WCTR será realizada entre os dias 6 e 10 de julho de 2026, na cidade de Toulouse, França, e deve reunir cerca de 1.500 especialistas internacionais. Durante seis dias, os participantes trocarão ideias, experiências e soluções para fomentar a inovação e ampliar os limites do conhecimento e da tecnologia no setor de transportes.
Os temas abordados na conferência englobam logística marítima e aérea, projeto e operação de infraestrutura, gerenciamento de tráfego urbano, mobilidade sustentável, transporte em países em desenvolvimento, entre outros nove grandes eixos temáticos que orientam as discussões do evento.
Criada em 1977, em Roterdã (Holanda), a WCTR consolidou-se como um fórum internacional de excelência científica e técnica, tendo sido sediada, ao longo de sua trajetória, por cidades como Rio de Janeiro, Londres, Xangai, Mumbai, Sydney e Montreal.
Data: 6 a 10 de julho de 2026
Local: Toulouse, França
Submissão de trabalhos: prazo prorrogado até 31 de outubro de 2025
Mais informações AQUI!
O Seminário reuniu pesquisadores e colaboradores para apresentar os trabalhos já desenvolvidos, promover a troca de experiências entre as frentes temáticas e planejar os próximos passos do projeto.
Data: 21 de agosto de 2025, das 8h30 às 18h
Local: Auditório Coppe/UFRJ
Participantes em destaque: Rômulo Dante Orrico Filho, Cíntia Oliveira, Glaydston Mattos Ribeiro, entre outros membros da equipe do projeto.

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) divulgou o Edital nº 01/2025, com Retificação nº 01, para o Concurso Público destinado ao preenchimento de cargos efetivos na área da Educação da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo (RJ).
O edital e as atualizações estão disponíveis no site oficial do IBAM, na seção “Documentação do concurso”. Os candidatos devem acompanhar o andamento das etapas pelo mesmo canal.
A organização recomenda que os candidatos consultem a FAQ disponível no portal, com as perguntas mais frequentes sobre o processo seletivo.
Mais informações e acesso ao edital AQUI