O 21º Rio de Transportes acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024.
Confira as datas importantes do evento:
12/07 - Início do processo de submissão dos trabalhos;
03/09 - Encerramento do recebimento dos trabalhos;
04/11 - Divulgação dos resultados;
10/11 - Data limite para o envio da versão definitiva dos trabalhos;
05/12 - Início do congresso.
O “Prêmio Paulo Cezar Martins Ribeiro” buscará valorizar os melhores trabalhos publicados nos anais do evento e contemplará até 10 (dez) trabalhos acadêmicos (até 2 (dois) por área temática), inscritos no congresso.
A participação nesta iniciativa envolverá a categoria de Artigos Científicos (AC) do evento e as inscrições seguirão o mesmo processo e calendário de submissão de trabalhos para o congresso.
A avaliação dos trabalhos premiados será constituída de três etapas. A primeira etapa trata-se da indicação, por parte dos avaliadores, daqueles trabalhos com qualidade acadêmica reconhecida, que trazem importante contribuição à sua área. Na segunda etapa, os coordenadores de cada área temática, com base na indicação dos avaliadores, selecionam até dez trabalhos, potenciais candidatos à premiação. Finalmente, na terceira e última etapa, que é classificatória, os trabalhos, recomendados ao prêmio, passam por uma nova rodada de avaliação, cujo corpo de avaliadores, selecionado exclusivamente para o "Prêmio Paulo Cezar Martins Ribeiro", realizam uma classificação dos trabalhos, determinando até dois trabalhos por área temática.
Os autores dos trabalhos premiados serão convidados a realizarem a submissão em periódicos indicados pelo comitê científico, conforme a lista a seguir:
1) Revista Transporte y Territorio
2) Revista Matéria
3) Revista Militar de Ciência e Tecnologia
4) Cadernos do IME - Série Informática
5) Revista de Administração, Sociedade e Inovação
6) Revista Transportes
7) Latin American Transport Studies
8) Revista Brasileira de Transportes (FGV)
De maneira geral, os seguintes tópicos devem ser observados:
• Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail;
• Os autores devem combinar entre eles quem realizará a submissão do trabalho no sistema de submissões;
• Somente o autor correspondente receberá a confirmação de submissão do trabalho via e-mail;
• Trabalhos fora dos padrões de formatação estabelecidos não serão avaliados;
• As informações dos autores e afiliações somente deverão ser inseridas no corpo do trabalho na sua versão definitiva, ou seja, após o resultado da avaliação.
Análise da efetividade do modelo de controle rodoviário de peso em rodovias brasileiras
Autores: Marcelo Bavier Marcos, Andrea Souza Santos, Alexandre Wargas Amaro da Costa, Felipe Ricardo da Costa Freitas, Rodrigo Elias Faria Cardoso
Revista: Latin American Transport Studies
Implementação de modelo matemático para otimizar a localização de radares de velocidade em vias urbanas no Rio de Janeiro
Autores: Jéssica Wanderley Souza do Nascimento, Gabriel Nakalski Farias, Anderson Marden de Sousa Silva, Filipe Mendes Gonçalves Machado, Kelly Cristina da Silva de Almeida, Laura Silvia Bahiense da Silva Leite, Glaydston Mattos Ribeiro
Revista: Cadernos do IME - Série Informática
Influência da não normalidade dos dados no controle estatístico de qualidade de obras de pavimentação
Autores: Jorge Luis Santos Ferreira, Eliardo Soares Coelho, Juceline Batista Dos Santos Bastos, Jorge Barbosa Soares, Beatriz Chagas Silva Gouveia
Revista: Revista Matéria
Influência das unidades funcionais na análise de ciclo de vida (ACV) de pavimentos rodoviários
Autores: Bruno Guida Gouveia, Marina Donato, Marcelino Aurélio Vieira da Silva
Revista: Revista Matéria
Análise do efeito da percepção de confiança do usuário na adoção do serviço entrega de crowdshipping
Autores: Leticia Dexheimer, Ana Margarita Larranaga, Luiza Stoffel, Rodrigo Javier Tapia
Revista: Revista Transporte y Territorio
Explorando as preferências por canais de compras e estratégias de entregas: uma análise para Belo Horizonte, Brasil
Autores: Leise Kelli de Oliveira, Rui Colaço, Gracielle Gonçalves Ferreira de Araújo, João de Abreu e Silva
Revista: Latin American Transport Studies
Análise das diretrizes da avaliação de impacto de tráfego em países pelo mundo para PGVs: um estudo quanto à utilização de bicicletas
Autores: Diego Rubim Teixeira de Siqueira, Licinio da Silva Portugal
Revista: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Método de análise da carteira de empreendimentos em mobilidade urbana e sua correlação no território nacional com indicadores de sinistros: uma abordagem baseada em ciências de dados
Autores: Kaio Gefferson de Almeida Mesquita, Aleandro Matteoni, Bárbara Contarini Benedito Ferreira, Frederico Rodrigues, Henrique Pires Ricoy de Carvalho, Kleberson Leandro da Rocha, Ludmila Ferreira Lima, Yuri de Souza Marim
Revista: Cadernos do IME - Série Informática
Avaliação da resiliência da mobilidade urbana em cenários de restrição da oferta de combustíveis fósseis e de mudanças na infraestrutura
Autores: Marcus Cardoso, Tálita Floriano dos Santos, Vicente Aprigliano Fernandes, Marcelino Aurélio Vieira da Silva
Revista: Latin American Transport Studies
Avaliação de cenários para otimização de linhas de ônibus com restrição de capacidade e tempo de ciclo
Autores: Ariel Cantarino, Raphael Eustaquio Macedo Nunes, Orivalde Soares da Silva Júnior
Revista: Revista Transportes
O 21º RDT promoverá a discussão de temas de grande interesse para profissionais que trabalham no setor, contribuindo para a formação de recursos humanos no país. Esta é uma forma de contribuição concreta para a adoção de políticas públicas voltadas para a ideia-chave do transporte como fator de desenvolvimento e inclusão social, que se constitui um dos grandes desafios de nossa sociedade.
Os principais produtos do congresso são: (1) os anais do evento (open access) que ficarão disponíveis no site do congresso; (2) a estruturação contínua de um banco de dados que permite a conexão dos associados com um conjunto de oportunidades no setor de transportes (público e privado); e (3) possibilidade de publicação nas revistas científicas que farão a publicação dos melhores artigos do congresso.
Espera-se que durante o 21º RDT, os congressistas possam se atualizar em relação às inovações da área, transformando o evento numa fonte essencial para quem busca novos conhecimentos e que reúne profissionais, especialistas, estudantes e vários grupos com interesses em comum.
Como já é tradicional nos Congressos do Rio de Transportes, o 21º RDT abordará aspectos técnicos, gerenciais, políticos, ambientais, econômicos e sociais relativos a todas as modalidades de transporte, possibilitando a discussão de problemas enfrentados por administradores, operadores e usuários dos diferentes sistemas.
Nos dias do evento, durante as manhãs, a programação será rica, intensa e composta de mesas redondas, minicursos, workshops, reuniões de grupos de pesquisa e palestras, que valorizam os pesquisadores e profissionais brasileiros, sem dispensar a valorosa contribuição de especialistas internacionais.
A programação do evento apresentará uma combinação de atividades que considerarão pesquisas acadêmicas voltadas para o aprimoramento continuado de recursos humanos especializado, tanto da academia (professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação) quanto de profissionais já formados (nível técnico e graduados), e de trabalhos técnicos desenvolvidos nos diferentes setores.
A evento contará com a participação de pessoas ligadas à academia, à iniciativa privada e ao poder público (municipal, estadual e federal), o que demonstra a abrangência de sua atuação. Levando-se em conta os participantes ligados à academia, destaca-se a tradicional participação de pesquisadores das Universidades Federais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Brasília e Rio Grande do Sul, entre outras, das Universidades Estaduais de Campinas e de São Paulo e também dos Institutos e Centros de Educação Tecnológica de diversos estados do Brasil, o que potencializa a difusão do conhecimento para um público de ensino médio de nível técnico e de tecnólogos.