``` PET/COPPE 21° Rio de Tansportes

O Programa de Engenharia de Transportes (PET) foi criado em 1979 e tem enfoque interdisciplinar. Em virtude da acentuada integração com órgãos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, forma recursos humanos capazes de responder a variadas demandas envolvendo a movimentação de pessoas e de cargas.

Além da capacitação para a área acadêmica e de pesquisa científica e tecnológica, seus alunos encontram oportunidades de trabalho em atividades de gestão de transportes em órgãos públicos e em empresas dos setores comercial e industrial. O PET atua ainda, com outros programas da COPPE, nas áreas interdisciplinares de engenharia ambiental, engenharia rodoviária e engenharia urbana.

O programa é Conceito 6 na CAPES e atualmente possui quatro linhas de pesquisa (Cidades e Mobilidade; Gestão e Operação de Transportes; Logística; e Transporte Sustentável) todas alinhadas à única área de pesquisa que é Engenharia de Transportes. Seus professores, de reconhecida competência nacional e internacional, são distribuídos nessas linhas para melhor atender à demanda.

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Fundada em 1963 pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, foi de grande relevância no processo de criação da pós-graduação no Brasil e ao longo de mais de cinco décadas formou, até 2022, 18.377 mestres e doutores nos seus 13 Programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Apoiada em três pilares – excelência acadêmica, dedicação exclusiva de professores e alunos e aproximação com a sociedade – a COPPE é um centro produtor e irradiador de conhecimento, profissionais de qualificados e métodos de ensino. Seus padrões de qualidade no ensino, na pesquisa e na interação com a sociedade vêm sendo adotados como modelos em universidades e institutos de pesquisa em todo o país.

É a instituição brasileira de engenharia com o maior número de notas máximas concedidas pela Capes a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dez dos seus treze cursos de mestrado e de doutorado foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7).

A COPPE forma anualmente mais de 500 mestres e doutores. Seus alunos são preparados para lidar com temas de fronteira do conhecimento sem perder o contato com a realidade e as demandas da sociedade.

Topo