Confira o vídeo onde o Professor José Eugênio mostra como usar IA para programar em python com aplicação a transportes.
Clique AQUI e confira o vídeo!
Estudo realizado por pesquisadores do Programa de Engenharia de Transportes (pet.coppe) da Coppe/UFRJ mostra mudanças no padrão de deslocamento dos usuários de transporte público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), após a pandemia da Covid-19. De acordo com a pesquisa, que envolveu 4.300 pessoas da região, 14,5% modificou a forma de se locomover, gerando redução de passageiros em trens, metrô, barcas e ônibus. O estudo foi apresentado, dia 8 de dezembro, pela professora Marina Baltar (foto), do PET/Coppe, durante o 20º Congresso Rio de Transportes; e os resultados renderam reportagens de destaques em variados veículos de comunicação.
Coordenado pelo professor Glaydston Mattos Ribeiro, do PET/Coppe, o levantamento revela que entre os principais motivos da alteração estão o desemprego, a mudança do local de destino e a adoção de regime de trabalho híbrido ou remoto (19,35%). Entre as consequências estão, por exemplo, uma pequena redução do uso somente de ônibus na RMRJ, um aumento de utilização de transportes por aplicativos nas cidades do Rio e São Gonçalo, e a redução do uso do metrô no Rio. São consequências que mostram perdas de passageiros nos transporte públicos, que inclui principalmente os que têm maior renda e escolaridade e migraram para carros particulares, independente de ser ou não por aplicativos.
Após a apresentação do estudo foi realizada uma mesa redonda reunindo representantes das empresas de transportes públicos do Rio. A necessidade de resgatar ou mesmo atrair mais usuários e que, para tanto, são necessárias ações de autoridades governamentais, foi om consenso entre os participantes. As ações passam por medidas como a implantação de um sistema de integração físico e tarifário.
Além de Marina e Glaydston, participaram da mesa-redonda, o superintendente de Contrato de Concessões da CCR, Tiago Serra; a diretora de Operação da SuperVia, Rejane Micaelo; o especialista de Mobilidade do MetrôRio, Marcelo Mancini; a gerente de Mobilidade Urbana da Semove e professora do Cefet/RJ, Eunice Horário; e a professora da UFPE, Maria Leonor Maia, que mediou as discussões.
Saiba mais AQUI
Atenção participante do 20º Rio de Transportes, acesse nossa pesquisa de satisfação realizada por meio de um Formulário de Avaliação. Essa pesquisa tem por objetivo conhecer a sua opinião em relação ao evento.
Sua opinião é muito importante para nós!
Clique AQUI para acessar o Formulário de Satisfação.