NotíciaTítulo: Mesa Redonda: Será que mudamos? Um panorama do transporte público no Rio de Janeiro

Palestrantes: Tiago Terra, Rejane Micaelo, Marcelo Mancini, Eunice Horácio, Marina Leite de Barros Baltar, Maria Leonor Alves Maia e Glaydston Mattos Ribeiro
Data: 08/12 (Quinta-feira)
Horário: 11h00

Resumo dos Palestrantes:
Tiago Terra: Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, com Especialização em Desenvolvimento de Novos Negócios pela London University, MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense e atualmente Mestrando em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).

Rejane Micaelo: Executiva com mais de 20 anos de experiência em Inteligência de Mercado, Planejamento e Operações. Tem atuado nos últimos anos em 2 grandes empresas do setor de infraestrutura e mobilidade, MetrôRio e SuperVia, onde atualmente é responsável pela Diretoria de Operações que abrange Operações, Atendimento ao Cliente, Inteligência de Mercado, Novo Negócios, Engenharia de Operações, Gestão de Crises e Eficiência e Segurança Operacional.

Formada em Engenharia Mecânica, com pós-graduações nas areas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Varejo e Certificação Internacional pela Deutsche BahnAcademy em Gestão de Sistemas Metroferroviários, participou de projetos como Metrô de Salvador, Linha 4 e VLT no Rio de Janeiro.

Marcelo Mancini: Mestre em Engenharia de Transporte pela USP e Arquiteto Urbanista pela Unesp. Especialista em Planejamento Operacional no MetrôRio. Atua há mais de dez anos em consultoria de transporte e com planejamento operacional em sistemas de metrô, BRT e ônibus em diversos megaeventos como Rock in Rio, Copa do Mundo, Olimpíadas 2016. Professor de pós-graduação em mobilidade urbana.

Eunice Horácio: é Gerente de Mobilidade Urbana da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e também professora universitária do CEFET- RJ, do Departamento de Engenharia Civil, lecionado as disciplinas da área de Transportes.
Eunice é engenheira civil formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestre em engenharia de transportes pela COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia). Atualmente cursa o doutorado em engenharia de transportes também na COPPE.
Possui vasta experiência em projetos de planejamento de transportes e engenharia de tráfego, com foco em soluções de mobilidade urbana. Trabalha na Semove desde 2010, onde participou da implantação do Bilhete Único e projetos de mobilidade urbana, como os sistemas BRT e BRS, além de ter estado presente no planejamento e na operação do sistema de transportes por ônibus para os megaeventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Eunice também possui publicações em revistas, congressos nacionais e internacionais e ministra palestras disseminando as boas práticas e conceitos de mobilidade urbana em eventos do setor de transportes.

Marina Leite de Barros Baltar: Engenheira Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2022) pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Atuou como Engenheira de Transportes na Companhia de Engenharia de Tráfego no Rio de Janeiro com experiência no planejamento e operação de eventos e obras viárias. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência principalmente na área de Engenharia de Tráfego, Planejamento de Transportes e Mobilidade.

Maria Leonor Alves Maia: Arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco, é mestre e doutora em Planejamento Urbano pela UniversityCollege London - UCL, Inglaterra. É professora titular do departamento de Engenharia Civil da UFPE, pesquisadora do CNPq e membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da mesma instituição. Foi presidente da Anpet de 2021 a 2022, membro da diretoria por vários mandatos, tendo exercido também a coordenação da área temática Aspectos Econômicos, Sociais, Políticos e Ambientais do Transporte. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira para Educação Internacional de 2019-2022 . Foi diretora de Relações Internacionais da UFPE no período de 2012 a 2021. Sua área de pesquisa foca na relação entre a cidade e o transporte, com ênfase nos últimos anos na análise dos deslocamentos de populações de baixa renda e inclusão social no transporte.

Glaydston Mattos Ribeiro: Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007). Possui Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011) e atualmente é professor do PET/COPPE/UFRJ e Diretor Executivo da COPPETEC.

Topo