Tema: Avaliação Ambiental de Ciclo de Vida (ACV) de Infraestruturas de Transporte: Metodologia e Casos de Estudo
Data: 8 de dezembro de 2021 (quarta-feira)
Horário: 10:30h
Moderador: Filipe Nascimento, professor do IME
Palestrante: João Santos, Professor da Universidade de Twente (Holanda)
Sobre o palestrante:
João Santos é professor assistente do grupo de Gestão e Engenharia de Construção da Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Universidade de Twente, Holanda, investigador do grupo ASPARi e coordenador do consorcio Tire-Road. João Santos possui um mestrado em Engenharia Civil obtido em 2011 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal, e um diploma de doutoramento em Sistemas de Transportes obtido na mesma universidade no ano de 2016, em colaboração com o Instituto Superior Técnico de Lisboa e com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.
Antes de ingressar na Universidade de Twente, João Santos foi investigador de pósdoutoramento no laboratório EASE da Universidade Gustave Eiffel, França, nos anos 2016 e 2017. João Santos foi também investigador convidado do Center for Sustainable and Resilient Transportation Infrastructure (CSRI), da Virginia Tech Transportation Institute (VTTI), Estados Unidos da América, nos anos 2013 e 2014.
O trabalho de investigação do professor João Santos tem como objetivo geral a melhoraria da sustentabilidade e resiliência das infraestruturas de transportes. De forma a concretizar esse objetivo, o seu trabalho consiste no desenvolvimento i) de metodologias de investigação operacional e ecologia industrial aplicadas à avaliação e conceção de estratégias sustentáveis e resilientes de construção e gestão de infraestruturas de transportes, e ii) de algoritmos de inteligência artificial (IA) e de métodos estatísticos destinados a prever a evolução da condição das infraestruturas de transportes ao longo do seu ciclo de vida. Os seus trabalhos de investigação são frequentemente realizados em colaboração com outras instituições holandesas e parceiros internacionais, principalmente na Europa, Estados Unidos, Austrália, Ásia e América Latina, dos quais resultaram até à presente data mais de 60 artigos científicos publicados em diversas revistas e conferencias internacionais.