Orientações sobre Submissão

Categoria dos Trabalhos


Os trabalhos apresentados no evento terão a classificação de Artigo Científico e Pesquisas em Andamento. Para ambos, a pesquisa deverá ser de natureza técnico-científica.

  • Para a categoria de artigo científico, o texto deverá ser escrito na língua portuguesa, possuir rigor técnico e científico, contribuição para o estado da arte ou da prática, clareza, validade do método usado e das conclusões apresentadas, referências bibliográficas relevantes e atualizadas. Os artigos devem ter entre 8 e 12 páginas e deve conter resumo, abstract, introdução, objetivos, metodologias, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos e referências bibliográficas. Em casos excepcionais, serão aceitos trabalhos com até 15 páginas, desde que devidamente justificado pelos autores. Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados durante o congresso na forma de apresentação oral.
  • Para a categoria de Pesquisas em Andamento, o texto deve ter 1 página, ser escritos em coautoria com o(s) orientador(es). A pesquisa não necessitam estar concluída e poderão corresponder a qualquer fase do andamento das dissertações de mestrado e teses de doutorado ou qualquer outro tipo de pesquisa. Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados durante o congresso na forma de Pôster.

Todos os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico serão publicados nos anais do evento e este será disponibilizado em formato digital.

 

Premiação


 Os Pôsteres inscritos e aceitos participarão de uma seleção para indicação dos 3 melhores nesta categoria. Para esta seleção será criada, durante o Congresso, uma Comissão Avaliadora, composta por 3 (três) membros do Comitê Científico do XVII RDT, presentes ao evento. A escolha se dará durante a sessão “Pesquisas em Andamento” do Congresso. Os 3 melhores trabalhos, serão premiados. A divulgação do resultado será feita na sessão de encerramento do congresso.

 

Áreas de Pesquisa


Os trabalhos apresentados no evento deverão ser submetidos em uma, das três grandes áreas de pesquisa do congresso. São elas: Mobilidade, Planejamento e Logística.

 

Padrão para Formatação de Trabalhos


Instruções de formato de trabalhos para o XVII RDT:

  • Apenas arquivos em word serão aceitos no processo de revisão. Estes NÃO deverão conter a identificação dos autores. Trabalhos identificados serão desconsiderados;
  • Clique aqui para obtenção das instruções de formatação, redação e conteúdo dos trabalhos;

Instruções para elaboração dos Pôsteres:

Tamanho: Largura 90 cm; Altura 120 cm

Material: Lona de vinil

Estrutura básica: Título, Autores e Instituição, Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. As Referências Bibliográficas podem estar numa folha à parte, disponível para consulta na apresentação do trabalho. Tamanhos de fontes recomendados: Título: 90pts, negrito; Autores e Instituição: 72pts, negrito; Fonte do texto: 30 a 35pts.

 

Instruções para Submissão de Trabalhos


 

Os trabalhos deverão ser submetidos por meio de um formulário eletrônico e seguindo as especificações das https://riodetransportes.org.br/instrucoes-para-autores/

 

Contato

comite@riodetransportes.org.br