Instruções para Autores

Artigos Científicos e Pesquisas em Andamento

São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos artigos.

1 FORMATO GERAL

As contribuições para o XVII Rio de Transportes devem ser entregues em arquivos eletrônicos, elaboradas no software Microsoft Word 2010 ou superior, para Windows. A configuração básica é:
• Tamanho do papel: A4 (210 mm por 297 mm)
• Margens – padrão “normal” de margem do Windows:
o superior: 2,5 cm
o inferior: 2,5 cm
o esquerda: 3,0 cm
o direita: 3,0 cm

O texto, tabelas e figuras devem ser configurados nos seguintes limites:

• espaçamento: simples
• fonte: Calibri 11 pt

Resumo, palavras chave, bibliografia, nomes dos autores, instituição de origem e endereços em 9 pt. Uma linha em branco separando parágrafos.

• Texto Justificado. As palavras não devem ser divididas entre linhas com hífen.
• As páginas podem ser numeradas ou não.
• Equações: deverão ser escritas no Editor de Equações do Microsoft Word ou importadas para o texto através de figuras. As equações devem ser numeradas sequencialmente, com a numeração correspondente aparecendo entre parênteses a direita da última linha da equação.
• Tabelas devem ser incluídas no corpo principal do texto. Cada tabela deve ter um número próprio, e o título colocado acima da moldura da tabela, justificada a esquerda da moldura da tabela na mesma fonte do texto principal. Citações da fonte ou notas explicativas devem aparecer imediatamente abaixo da moldura da tabela, justificada a esquerda com tamanho 9 pt. As unidades utilizadas devem ser claramente indicadas na tabela.
• Figuras e material gráfico podem ser em preto e branco ou coloridas e incluídas como parte integrante do texto. Cada figura deve ter um número e o título colocado abaixo da figura, centralizada, em 9 pt.

2 ARTIGOS CIENTÍFICOS

O número de páginas não deve exceder o total de 12, incluindo o título, resumo, tabelas figuras e referências bibliográficas. Em casos excepcionais, serão aceitos trabalhos com até 15 páginas, desde que devidamente justificado pelos autores. Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados durante o congresso na forma de apresentação oral.

2.1 Primeira página

Título: maiúscula, negrito, centralizado, espaçamento duplo
Nome do(s) autor(es): minúsculas, com maiúsculas apropriadas, negrito, centralizado
Instituição de Origem: nome da instituição, ou órgão. Linhas separadas para cada autor. Caixa baixa, centralizada. Espaçado de três linhas do título.
Resumo: deve conter a palavra RESUMO, em maiúscula, negrito, centralizada. Espaçada de duas linhas do nome dos autores.
Abstract: deve conter a palavra ABSTRACT, em maiúscula, negrito, centralizada. Espaçada de duas linhas do RESUMO.
Texto do Resumo: não deve ultrapassar 19 linhas
Texto do Abstract: não deve ultrapassar 19 linhas
Palavras chave: a frase PALAVRAS CHAVE, maiúscula, negrito, justificada a esquerda. A linha seguinte com três palavras chave, caixa baixa, separadas por virgula, justificada a esquerda.
Início do texto: pular duas linhas e iniciar o texto do artigo, caso haja espaçamento na 1ª página.

2.2 Demais páginas

Estas páginas contêm a continuação do texto do trabalho, dividido em capítulos e seções. Capítulos devem ser numerados, com o nome escrito em maiúscula, em negrito (Ex.: 1. INTRODUÇÃO). As Seções devem ser numeradas com dois dígitos, com o nome em minúscula e negrito (Ex.: 4.2 Validação do modelo). Deve ser mantido um espaçamento de duas linhas antes de cada título de cada capítulo ou seção, exceto no topo de página. Deve ser mantido o espaçamento de uma linha depois de cada título e entre parágrafos. Todos os textos devem inteiramente justificados.

2.3 Referências

As referências bibliográficas a tabelas e figuras no texto devem ser por número e não pelo título. Referências textuais a trabalhos anteriores (tanto publicados como os não publicados) devem ser de acordo com a convenção usual de citar o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação, sendo o último entre parênteses. Se a própria referência está entre parênteses, o ano da publicação deve ser separado por vírgula. No caso de autoria de três ou mais autores, a citação é feita pelo sobrenome do primeiro autor seguida das palavras ‘et al’, seguida pelo ano da publicação. Exemplos: Silva (1997); Smith et al (1995).

As referências devem ser listadas em ordem alfabética e indicar as informações na seguinte ordem: sobrenome e iniciais de cada autor, separados por vírgula. Ano da publicação entre parênteses. No caso de mais de uma publicação de um mesmo autor num dado ano, estes devem ser listados com sufixos minúsculos: a, b, c etc. O título do livro ou monografia em negrito. Artigos em periódicos, com o nome do periódico em itálico, volume ou número em negrito, número das páginas. No caso de livro, o título deve ser seguido pela editora e o local da publicação.

3 PESQUISAS EM ANDAMENTO

3.1 Resumos

As pesquisas em andamento serão analisadas através de um resumo, em uma única página, com a seguinte formatação:
Título: maiúscula, negrito, centralizado, espaço duplo
Nome do(s) autor(es): minúsculas, com maiúsculas apropriadas, negrito, centralizado
Nome do Orientador: minúsculas, com maiúsculas apropriadas, negrito, centralizado, com a palavra Orientador entre parênteses.
Instituição de Origem: nome da instituição, ou órgão. Linhas separadas para cada autor. Caixa baixa, centralizada. Espaçado de três linhas do título.
Texto: Espaçado de duas linhas do nome dos autores. Uma única página.
Fonte: Calibri 11pt

3.2 Pôsteres

Os painéis para exposição de pôsteres terão 1,2 m de largura. A largura dos pôsteres não deve exceder 1,0 m e o comprimento não deve exceder 1,5 m.. A organização do Rio de Transportes se reserva o direito de não apresentar pôsteres que não atendam a estas regras gerais (não será aceita a exposição de 12 folhas A4 como pôster). O layout e o conteúdo ficam a critério do autor. Entretanto, podem ser consideradas as seguintes sugestões: Título do pôster colocado no topo. Nome do autor, instituição de origem, e-mail, nome do(s) orientador(es) da pesquisa, logo após o título. Usar o máximo possível de cores e gráficos. O tamanho da fonte do texto deve ser grande o suficiente para possibilitar a leitura confortável à distância.

Cordialmente,
____________________
Paulo Cezar M. Ribeiro
Presidente da Comissão Organizadora do XVII RDT